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Transformação digital

O impacto da comunicação nos projetos de transformação ágil

Hoje eu te convido a mergulhar no universo da transformação ágil e descobrir a importância do papel da comunicação, para o atingimento de resultados. Para um projeto de transformação ágil dar certo e render bons frutos, é preciso ter absoluta clareza da visão, ser um bom gestor de prazos e definir em detalhes, a necessidade […]

Hoje eu te convido a mergulhar no universo da transformação ágil e descobrir a importância do papel da comunicação, para o atingimento de resultados.

Para um projeto de transformação ágil dar certo e render bons frutos, é preciso ter absoluta clareza da visão, ser um bom gestor de prazos e definir em detalhes, a necessidade e escopo das atividades.

Comunicação falha é uma dor que precisa acabar.

O relatório Chaos, listou os principais problemas enfrentados no gerenciamento de projetos pelas empresas no Brasil e adivinha quem ocupou o topo da lista? Acertou quem chutou: PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO.

E de fato, a comunicação é a chave para o sucesso de muitos negócios e também pode desbancar outros facilmente.

Participei como convidado do evento de 50 anos de comemoração do SENAI e nessa oportunidade, tive o prazer de conhecer a professora, comunicadora e palestrante Stella Baster, que já trabalhou em rádio, tv, campanhas publicitárias e novelas. Falamos justamente sobre o impacto da comunicação nos negócios.

Em projetos de transformação ágil, há a necessidade de comunicação alinhada e acabo exercendo o papel de mediador, conversando com executivos, com times do negócio, fornecedores e passando por etapas de treinamento com a galera. O bacana, é que todo mundo recebe um pouco de energia e é possível ter uma visão 360 do funcionamento da empresa, identificando pontos de melhoria.

Lógico que a comunicação por si só, não é suficiente para mudar a cultura de grandes empresas ou equipes. É preciso identificar os pontos frágeis e trata-los, enquanto cuida do time. Mesmo assim, o direcionamento da comunicação, ainda que haja falhas nos processos, ferramentas e operações, sugere um fortalecimento da equipe e por consequência, uma estruturação mais sólida.

Transformação digital x transformação ágil

Ao buscar melhorar a comunicação, normalmente, nos deparamos com a necessidade de efetivar um processo de transformação digital e transformação ágil.

Afinal, quais os elementos de uma e da outra?

A transformação digital pressupõe melhorias em ferramentas. Empresas saindo do offline e viabilizando a operação através da nuvem. Implantação de tecnologia para conectar e otimizar processos.

Acontece, por exemplo, quando uma empresa não tem CRM e decide implantar algum software de gestão. Todos ganham com a otimização de tempo, organização de informações e processos, além de resultados para a expansão dos negócios.

Em paralelo, a transformação ágil está diretamente relacionada a cultura, pessoas, criação de metodologias de gestão de projetos, de negócio, que complementam a estratégia empresarial.

Como exemplo, podemos citar validação de processos para melhorar a experiência do cliente, o UX.

Predicados da comunicação.

E pensando no que é possível ser feito para que a comunicação seja cada vez mais ajustada entre profissionais, clientes e fornecedores, é interesse comentar os aspectos dos predicados da comunicação.

Esses predicados refletem a forma com que cada pessoa se comunica melhor e estão relacionados aos estudos da Neurociência sobre o comportamento humano.

As pessoas VISUAIS, por exemplo, tendem a entender mais facilmente a comunicação e as informações colocadas em gráficos, imagens e pequenos quadros informativos.

Já, as pessoas AUDITIVAS, absorvem melhor a comunicação colocada ali em formatos de áudio, música e até estudos e palestras.

Além destas, pode ser que você já tenha ouvido falar nos CINESTÉSICOS, que se comunicam e se expressam com maior facilidade a partir de sensações… do toque.

Pode ser que a essa altura, você esteja se perguntando como é possível comunicar as mesmas informações, para pessoas de diferentes características e a resposta mora no segredo do teste.

Entender as características diferentes de cada pessoa ou grupo e trabalhar a comunicação de maneiras distintas, garantirá uma chance maior de êxito em processos e na própria gestão de pessoas.

Eu fiz um vídeo, onde explico em mais detalhes:

Acompanhe meu trabalho também pelo LinkedIn ou, se preferir, preencha o formulário abaixo para falar comigo AGORA!

Conclusão

star atento a comunicação e investir tempo na mudança de cultura e gestão de pessoas, vai elevar o nível do time, engajá-lo a trabalhar lado a lado com os decisores para ter bons resultados na empresa.

O tempo todo somos impactos pela comunicação das empresas, seja no papel de cliente, fornecedor ou colaborador e por isso, é de extrema importância que se criem metodologias, processos e que todos estejam engajados para a mesma finalidade de gerar valor nas pessoas.

Como comentei no início, comunicação não é passe de mágica, que por si só, satisfaz o negócio a ponto de fazê-lo crescer. Invariavelmente, é peça fundamental para criação de consciência colaborativa e a partir dela, mudanças significativas em processos e resultados.

E o melhor é que como arquiteto de negócios, eu posso te ajudar nesse caminho.

Quer melhorar a comunicação do seu time e de quebra, avaliar se o seu projeto é de Transformação Digital ou Ágil? Clique aqui e marque uma reunião agora, para conversarmos sobre a sua necessidade.

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